VEJA COMO SURGIU O DIA DAS MÃES
Neste domingo, 11 de maio, milhões de brasileiros celebram o Dia das Mães — uma data de afeto, gratidão e homenagens àquelas que dedicam suas vidas à família. Mas qual é a origem dessa comemoração?
A história do Dia das Mães, tal como é conhecido hoje, começou nos Estados Unidos, no início do século XX. Anna Jarvis, após perder sua mãe em 1905, iniciou uma campanha para criar uma data nacional em homenagem às mães. Seu esforço deu frutos em 1914, quando o presidente Woodrow Wilson oficializou o segundo domingo de maio como o “Mother’s Day”.
A ideia rapidamente se espalhou pelo mundo. No Brasil, a data foi instituída oficialmente em 1932, por meio de um decreto do presidente Getúlio Vargas. A celebração ganhou popularidade e, atualmente, é uma das datas mais importantes do calendário nacional — tanto pela sua carga emocional quanto pela movimentação no comércio.
Mais do que presentes, o Dia das Mães é um momento para reconhecer o papel essencial dessas mulheres na construção de lares, valores e afetos. Uma data para agradecer, abraçar e lembrar do amor incondicional que só uma mãe oferece.